Nome científico: Ricinus communis
Extração: Prensagem a frio
Cor: Ligeiramente amarelado
Origem: Brasil
O que ele faz:
Único que contém o ácido graxo ricinoleico que é responsável por manter umidade em qualquer área onde for aplicado: Pele, cabelos, unhas.
MAIS INFORMAÇÕES
PREDOMINÂNCIA QUÍMICA: 80% de ácido graxo ricinoleico (que é exclusivo, só existe no rícino), 4% de ácido graxo oleico, 4% de ácido graxo araquídico, 3% de ácido graxo linoleico
Benefícios do Óleo Vegetal de Rícino:
• UMECTAÇÃO DOS CABELOS
Vários dos ácidos graxos do Óleo Vegetal de Rícino, principalmente o ácido ricinoleico, são compostos por ômega 6 e/ou 9, que formam uma película nos fios, responsável pela umectação. Isso também impede a perda de água para o ambiente, mantendo os fios hidratados até as pontas.
• PRODUÇÃO DE MAQUIAGEM
A viscosidade do Óleo Vegetal de Rícino, característica dada pelo ácido ricinoleico, e a estabilidade que o óleo possui, fazem dele uma ótima base para uso em maquiagens como os batons. Com ele conseguimos dispersar os pigmentos de forma homogênea, e ele não migra através das linhas finas em volta dos lábios.
• FILME DE HIDRATAÇÃO PROFUNDA
A textura viscosa e a composição de ácidos graxos do óleo de rícino são fatores que o tornam extremamente hidratante. Ele tem a capacidade de formar uma película sobre a pele, e assim manter a hidratação por horas. Por isso ele está presente na formulação de vários cremes, pomadas e loções2.
• BARBA E BIGODE DE RESPEITO
O ácido ricinoleico atua na barba e no bigode estimulando o crescimento de pelos mais fortes e grossos. Também vale para sobrancelhas e cílios.
Sugestões de uso do Óleo Vegetal de Rícino:
Máscara de umectação dos cabelos (tratamento para pontas ressecadas): 30 mL de Óleo Vegetal de Rícino, 2 gotas de Óleo Essencial de Ylang Ylang, 2 gotas de Óleo Essencial de Patchouli. Misture bem e aplique nas pontas dos cabelos, enluvando os fios. Mantenha por pelo menos meia hora e em seguida lave os cabelos normalmente.
Bálsamo labial hidratante: 15 mL (2 colheres de sopa) de Óleo Vegetal de Rícino, 7g (2 colheres de chá) de Cera de Carnaúba, uma pitada de Pigmento Mineral (opcional). Leve a cera ao banho maria até que derreta, adicione o óleo vegetal, o pigmento e envase rapidamente. Passe nos lábios sempre que sentir necessidade.
Hidratação dos pés: 20 mL de Óleo Vegetal de Rícino, 1 gota de Óleo Essencial de Mirra, 5 gotas de Óleo Essencial de Lavanda. Aplique nos pés uma camada generosa da misturinha e, em seguida enluve os pés com sacos plásticos (calçar meias por cima ajuda a mantê-los no lugar). Passe a noite com eles, e no dia seguinte lave bem para retirar os resíduos e sinta a hidratação que essa combinação provoca.
Aromaterapia é para Todos! A GAIA AROMATERAPIA e Produtos Naturais nasceu da paixão pelos Óleos Essenciais. Cresceu da vontade de compartilhar o conhecimento da Aromaterapia e dos produtos fornecidos pela natureza. Se descobriu no Universo de possibilidades do uso de produtos naturais e de acessórios facilitadores para o mesmo. Buscamos facilitar práticas mais saudáveis para cuidar da saúde do corpo, alma e mente.